segunda-feira, 24 de março de 2008

Especial Março: Vilas de Portugal

As minhas sugestões, inspiradas por uma Páscoa em viagem pelo Norte do País...

Amarante

foto: site Câmara Municipal de Amarante

AMARANTE: Uma estreia para mim e uma boa surpresa. Prometida, desde já, uma nova visita, de preferência mais longa, lá mais para o Verão (esplanadas fantásticas com vista para o Rio Tâmega).

Recomendo: Para quem procura almoço ou jantar, paragem obrigatória no restaurante "O Zé da Calçada", muito próximo da ponte velha... Todo (TODO!!) o tipo e variedade de entradas e sobremesas à discrição. Obrigatório: Levar muita fome :-)

Ponte de Lima

foto: Amândio de Sousa Vieira

PONTE DE LIMA: Não é uma estreia. Conhecida por ser a Vila mais Antiga de Portugal é uma das minhas eleitas há largos anos. Em comum com Amarante: Ponte Velha (sobre o Rio Lima), monumental arquitectura nortenha, construções maciças, zonas de passeio pedestre à beira-rio, jardins, cafés, esplanadas e restaurantes.. Muita vegetação e muitas cores.
Actividades no Rio. Particularmente activa no Verão e, tal como Amarante, berço de muitos emigrantes.
Recomendo: Mais uma Vila onde se come muito... e bem! O Minho é terra de gente de festa. A vila é particularmente visitada na altura das festas de Setembro. Há diversões para todos os gostos e em cada esquina se encontra animação: Fados, Tunas, Fogo de Artifício, Artesanato, Tascas, Carrosséis, Feiras...
Para comer, imperdoável não provar o prato da Região: Rojões com Arroz de Sarrabulho. Para quem não gosta: Bacalhau, Migas, Lampreia, Pato, Polvo... de tudo se cozinha bem por estas bandas (há muitos restaurantes recomendáveis mas podem experimentar o "Encanada", juntinho ao Mercado Municipal) e também convém que se vá de estômago vazio!

1 comentário:

centrípeta disse...

Amor meu...

Conheci Ponte de Lima este Verão e fiquei apaixonada. Toda a viagem foi em si interessante. Levei a minha biketour na Rede Expressos até Viana do Castelo e depois foi ver-me pela Nacional 13 até chegar à mais famosa e mais antiga de Portugal. As catenárias daquela ponte... é impossível ficar indiferente!!!

Percorri a ciclovia para trás e para a frente.
Cruzei-me com vacas, bois.
Respirei o odor especial, especialíssimo, de morangueiro (ou seria uva americana)?
"Perdi-me" na área protegida das Lagoas de Bertiandos.
Fui a um casamento de amigos...

Enfim!!! Que belas férias. Agora só falta lá ir nas festas de Setembro...


Beijos muitos, m.