terça-feira, 11 de outubro de 2011

o ser e o parecer

Acredito não ser eu a pessoa mais indicada para debater este assunto em pleno conhecimento de causa e entendo que, por vezes, determinados pormenores de que tomamos conhecimento impedem-nos de ver a big picture de uma situação. Também importa salientar que não sou seguidora do PEV, nem de instituições de qualquer natureza que promovam, de forma quase fundamentalista, políticas ambientais ou de sustentabilidade sem olhar a determinados cenários impossíveis de descartar da realidade progressista do presente e futuro. Não sou pessoa de militâncias, basicamente. E admito que podia eu própria fazer muito mais pelo ambiente, em tantos aspectos que, se pensar muito nisso, fico a gostar muito menos de mim. Mas reconheço que há pequenos gestos de valor, coisas por vezes meramente simbólicas mas que nos fazem repensar as nossas acções, contribuindo para nos consciencializarmos de que todos podemos contribuir não tanto com o fazer, já que isso implica combater a preguiça, mas pelo menos com o evitar fazer certas coisas.
Por exemplo, as pessoas que arremessam indiscriminadamente lixo para o chão, com a naturalidade de quem bebe um copo de água por ter sede, são irremediavelmente banidas de toda e qualquer réstia de consideração da minha parte.
Dito isto, parece-me proporcionalmente mais grave que uma empresa de renome, sobejamente conhecida, não tenha em consideração princípios básicos no que respeita à preservação do meio ambiente. Curioso é que, visitando o site desta empresa, tomemos conhecimento de que a mesma recebe reconhecimento público (lá está, os tais certificados de melhor de qualquer coisa, que para mim têm tanto valor como um diploma de melhor avô comprado na papelaria) no que respeita precisamente ao seu contributo para o ambiente e a sustentabilidade. Reza o site,  "A Interbrand nomeou a Xerox uma das 50 Melhores Marcas “Verdes” do mundo no seu ranking inaugural. A Interbrand, uma consultora líder, combinou a percepção pública da sustentabilidade ambiental com uma demonstração de desempenho baseada em informações e dados publicamente disponíveis."
Ora isto comprova outra das minhas teorias sobre as empresas de consultoria de que não vou falar agora mas que de alguma forma envolve loiça sanitária e papel higiénico.
Que fique bem claro que não gosto de difamar ninguém, muito menos grandes empresas que de alguma forma contribuem para o desenvolvimento económico à escala mundial e serão certamente boas nas suas principais actividades, nem vou fazer aqui uma jura de sangue em como não consumirei nunca na vida nada da referida marca, mas parece-me que uma empresa que envia uma média de vinte cartas de cobrança pelos seus serviços no prazo de seis meses, sempre com o mesmo conteúdo e com o mesmo prazo de resolução (sete dias) pré-contencioso está a pedir duas coisas: que ninguém acredite que têm um departamento jurídico capaz de dar seguimento a uma cobrança litigiosa e que o seu passatempo preferido é abater árvores a partir das quais se podem dar ao luxo de enviar uma carta por semana a quem (claramente) não tem intenções de saldar uma dívida contraída.

Atenção que isto nada tem a ver comigo. Sou boa pagadora do meu economato e restantes consumíveis.


Sem comentários: