domingo, 30 de setembro de 2012

post excepção (I)

Aos dois anos, oito meses e vinte e quatro dias...
... abro uma excepção no que respeita a expor a Teresa neste blogue. As suas características mais vincadas e aqueles pormenores que só aos pais dizem alguma coisa, as pequenas capacidades aparentemente excepcionais, bem como as pequenas lacunas que ansiamos por ver mais preenchidas e que têm a ver com os diferentes ritmos de desenvolvimento de cada criança, enfim.. um sem número de detalhes que, dou por mim a pensar, diariamente, tenho medo de esquecer um dia mais tarde, depois da chegada do irmão e com o acumular de recordações que depois nos confundem e depois não sabemos a quem atribuir.
É um apontamento, para imortalizar, que espero um dia ser-me muito útil, quando a memória me falhar.
»
A Teresa é 97% parecida com o pai. E os restantes 3% são só dela, improviso fisiológico, que me exclui desde sempre. Isto em termos físicos, porque come bem (como eu) e canta a maior parte do tempo que está acordada (como sempre ouvi dizerem-me que fazia). Fala com desembaraço, característica que se desenvolveu nos últimos meses com uma rapidez que espanta. Claro que, apesar de se expressar bem, a maioria das palavras é mal pronunciada, que é a parte da coisa com mais piada. Recentemente consegui ensinar-lhe o nome completo.. 'Tesa Cabalhos Ibanquis', o que, para quem conhece os apelidos, não está mal. 'Sac' e 'atum' são respectivamente Cerelac e Nestum, o que, admito, é mais fácil reconhecer no contexto do lanche. O iogurte é 'gut', embora seja muitas vezes chamado de 'futa', por associação aos boiões de supermercado. Os animais, grande paixão, dificilmente lhe escapam: curiosamente, não confunde jamais o 'guiocado' (leopardo) com o 'tirre' (tigre), o cão e o gato são peanuts, a 'ainha', o 'galo', 'intiínho' e o 'assaínho' também são fáceis, bem como o sapo, a 'zeba', a 'iafa', o 'efante', o 'popótomo', o 'inoçonte' e o 'ião'. Também conhece o 'iíngo' (flamingo), graças aos livros que adora devorar (outra característica materna, embora no seu caso, os devore literalmente, mastigue e engula, se ninguém a impedir. Se forem de cartão grosso, tanto melhor.) 
Conhece a maior parte dos objectos relacionados com a comida, embora ainda não tenha atinado com o nome do garfo que continua a sair quase sempre 'faco'. Sabe que tem de colocar o 'bebete' para comer e gosta de ter sempre o seu copo, com 'áua', ou sumo. Não dispensa o 'deitinho' à noite, que é também quando ainda gosta da chucha. Conhece a 'anheira', o 'chuveio', o 'sampô' e o 'quéme' (na praia, faz sempre questão de dar o 'quéme à sol' para lho colocarem).
Já usa expressões muito dela, que foi apanhando no colégio ou em casa, quem sabe? Quando está mais bem vestida e penteada gosta muito que a coloquem em frente ao espelho, faz logo um sorriso e diz 'Ca chiraaaa!', mas uma das que mais gostamos é o 'já tá!' quando acaba de fazer chichi ou outra coisa qualquer que ela entende que está concluída e é digna de anúncio. 
A professora 'Móca' (Mónica), a 'Cáta' (Cátia) e a 'Uúz' (Luz), são os principais adultos de referência do colégio. Entre os coleguinhas, os preferidos são o Nuno (no pódium, sem dúvida), o Tomás, a 'Fávia', os gémeos 'Linádo' (Leonardo) e 'Aúl' (Raúl), e os tri-gémeos Pipa, Inês e o João.
É um desastre a andar. Começou relativamente tarde, aos dezoito meses, e tem sido sempre trapalhona. Cai imenso e quando corre é um susto, principalmente se houver mobília ou outros obstáculos por perto. Mas é uma trepadora nata. Sobe às cadeiras altas, a escadas e escadotes, aos sofás, sobe para a cadeira do comer e para a do carro, sobe até onde a deixarem.
Gosta de letras e de números. Sabe contar até trinta e aos dois anos já contava até dez na perfeição. Gosta de o fazer porque sabe que as pessoas aplaudem e se riem imenso, por isso, normalmente, quanto mais gente presente, mais repete as contagens e cantorias para ser aplaudida.
Adora o Babytv. Adora o 'Póyo' (Pocoyo). Adora queijo. Adora andar de bicicleta. Adora andar de carro e raramente adormece em viagem (faria companhia ao Tim de Lisboa a Bragança a cantar!).
Adora andar de escorrega. Adora cães. Adora...

(ainda fica tanto por dizer...!)

2 comentários:

nuno disse...

Gostei muito deste post. És uma mãe babada :-)

Sereia* disse...

Oooohhhh! Adorei!
E esse medo de esquecer certas coisas ou de baralhar... como eu o conheço (não para fins maternais, ahahhahah mas ainda assim... porque sou esquecida e pronto!)
ADOREI! que sabor a felicidade nas tuas palavras!
beijinho... aos 4 :D