quarta-feira, 5 de março de 2008

A fava... rica!

Era assim que devia ter sido iniciado este blog:

"O termo culinário fava-rica designa a «fava seca, que, depois de cozida, é refogada com azeite, alhos e pimenta» (Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa). É apreciada por muitas pessoas, pois é base de sopas deliciosas. Assim, as vendedeiras são bem recebidas por quem gosta de fava-rica. Portanto, «até vir a mulher da fava-rica» significa: «poderemos ter de esperar muito tempo, mas vai valer a pena».
A. Tavares Louro :: 26/04/2007 "
in http://www.ciberduvidas.pt/

Ou com qualquer outro tipo de esclarecimento sobre o nome do blog e, eventualmente, uma explicação para a expressão popular que lhe está na origem. Não que considere que tudo tem de ter uma justificação ou que esta tenha de ser do conhecimento público, mas afinal de contas este é um espaço de partilha.
O que não consigo é explicar muito bem a minha adopção do termo. A expressão "até vir a mulher da fava rica" sempre me soou muito engraçada e logo que a ouvi pela primeira vez questionei-me sobre o 'pano de fundo' do seu aparecimento. Afinal de contas, a mulher da fava rica é uma espécie de salvação das almas? É a toda-poderosa das criaturas, por quem todos esperam e cuja chegada implica sempre uma espera que parece interminável? Quem não quer ser assim tão desejado? Pois.. Posso afirmar, sem falsas modéstias, que não gosto desse conceito aparente de centro das atenções, mas gosto de pensar que, seja em termos culinários ou noutro contexto mais profundo, saber que é opinião unânime que vale realmente a pena esperar por mim o tempo que for preciso, faz-me querer ser a mulher da fava rica para todas as pessoas que são importantes para mim.
Ah! Quase me esquecia! Não gosto de favas guisadas...


3 comentários:

centrípeta disse...

E eu que não fazia a mínima ideia que a expressão existia, do que era, para que servia...

(tão ignorante esta tua amiga!!)

Pois eu por ti... espero o tempo que for preciso. :) Hoje. Ontem. Sempre...

Obrigada por gerares conhecimento.


**m*

Semente disse...

Ena, posso juntar-me ao clube dos que não fazia a mínima ideia do que quer dizer "Fava Rica"...

Rica Fava me saiste!
AH e eu adoro favas!

Anónimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado