quinta-feira, 30 de setembro de 2010

one of the puppets



Não sei que diga. A senhora, tão preocupada com a sapiência, a disciplina, a concentração, o bom aproveitamento, a prática da leitura e o treino da escrita, conseguiu deixar-me sem palavras.
Talvez seja a postura condescendente, artificialmente maternalista ou aquele olhar arregalado que de vez em quando se assoma como que a dizer, se não te portas bem, és engolido, mas num tom muito suave. Talvez seja o discurso naquele serpentear entre o dever cumprido e as suas glórias, a palavrinha de compreensão sobre a juventude que fica sempre bem, os conselhos práticos sobre descanso, boa mesa e tempos livre, sem esquecer - de olho arregalado - o tempo para estudar!, que tem de ser único, exclusivo e rigoroso.
Isto dá-me assim uma impressão de Estado Novo.
Tenho um aperto no peito. Sei agora que se não sou mais, se não sou melhor, deve-se concerteza aos livros da colecção Uma Aventura que li com tanta avidez. Sei agora, que neles devem existir mensagens subliminares, de lavagem cerebral, derramadas de discursos inflamados que condenaram gerações.
Agora a sério, Sra. Ministra, quem era mesmo o seu público alvo?
Não se aflija, estou certa de que, depois desta mensagem de incentivo, vamos formar mentes brilhantes, que farão o nosso País sorrir de orgulho (e que irão depois estagiar para Londres, onde serão muito bem sucedidos).

4 comentários:

Nani disse...

A minha sensação quando vi esta mensagem foi a de que aqueles olhos arregalados seguiam um texto que ela não escreveu e nem sequer leu antes de gravar (esta peça de terror para qualquer aluno)...Eu até fiquei com medo dela e também pensei nos livros Uma Aventura, eu até gostava das aventuras mas tb já imagino aquela série dos ficheiros secretos onde uns ET´s enfiam coisinhas no cérebro humano lol

FavaRica disse...

Talvez tenha um tele-texto.. mas corre muito de..va..ga..rinho e tem assinaladas as partes em que é para sorrir e as que se devem ilustrar com o 'olhar especial'...
jasus!

nuno disse...

Chegaste a ver isto:
http://www.youtube.com/watch?v=mRCQ9iPEjQg

FavaRica disse...

Muito bom, Nuno! :-)